Páginas

Para ser bilingue tem que saber tudo igual nas duas línguas ?



A sua bebê já é bilingue ? Ela sabe tudo igual nas  duas línguas ? 
⠀⠀
Se tem uma coisa que não é simples de explicar é definição de bilinguismo, pelo menos não aqui nesse post minúsculo sem levar em consideração muita leitura e texto relevante e atual sobre o assunto! 
_
Em um livro do Colin Baker ele diz que é fácil imaginar que se BICICLETA tem DUAS rodas,e a palavra binóculo é para dois olhos 😛 a gente tende a pensar que bilíngue é fluente nas DUAS LÍNGUAS, certo? 
_
Alguém pode ser bilíngue sendo mais fluente em uma língua e menos fluente em outra ? 😜
_
Na verdade o que a maioria dos linguistas e pesquisadores concordam é que RARAMENTE BILÍNGUES/multilíngues tenham a mesma habilidade e domínio nas línguas, alguma vai ser dominante, ou terá repertório diferente! 
_
É preciso levar em consideração muitos fatores, habilidades, domínio,idade,cultura, contexto,escolha e muito muito mais ! 
_
Portanto alguns bilíngues terão competências mais produtivas, uns vão falar e escrever nas duas línguas, outros vão conseguir ler e escrever melhor do que falar, outros vão dominar  super bem um assunto em uma língua para um assunto e outra língua para outros.
.
talvez você aí entenda tudo, consegue ler e não consiga produzir oralmente ainda, mas não se intitula bilíngue porque acredita que não sabe tudo IGUALMENTE ! 
Eu sou a prova viva disso, aprendo coisas em inglês e não sei em português, ué mas não é a minha língua nativa ?😳
_
Se a gente determinar que bilíngue é apenas quem fala, entende, lê e escreve a gente está excluindo os bebês, as crianças! A gente estará excluindo aquele imigrante que foi construir a vida e teve que aprender a língua na marra e muitas vezes fala e não sabe escrever aquele idioma ( bilíngues circunstanciais ).
_
Esse mesmo autor menciona uma menina trilíngue refugiada do Camboja que chegou nos EUA bem novinha, ele fala sobre  como a percepção de identidade pode afetar a escolha linguística.
.
A menina quando descreve a preferência por uma das línguas diz que : inglês tem TODAS as palavras para expressar como ela se sente.
_
Maravilhoso né ? Relação cultura e identidade.
Mas isso é papo para outro post😘

Nenhum comentário

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...